Doenças da próstata
e check-up
Urologista em São José dos Campos
O check-up da próstata é fundamental para a detecção precoce do câncer de próstata e outras condições como o aumento benigno da próstata e infecções. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir dos 50 anos realizem esse check-up anualmente, ou a partir dos 45 anos se houver histórico familiar de câncer de próstata.
Percebe-se a preocupação de muitos homens com a saúde em termos gerais, incluindo a próstata. Os homens têm pouco costume durante a vida de procurar o médico e fazer exames. Costumamos sugerir aos homens iniciar exames de rotina, avaliação geral da saúde, orientações de prevenção, coleta de PSA durante toda a vida, principalmente após os 40 anos de idade.
Check-up
Como ele é feito
O check-up envolve exames como o PSA, que é um exame de sangue para medir o Antígeno Prostático Específico, e o toque retal (reservado a homens acima de 50 anos) que avalia o tamanho, forma e textura da próstata.
Na rotina, também, incluímos exames de saúde em termos gerais e ultrassonografia de abdome e próstata. Fazer esses exames regularmente é crucial, pois permite identificar problemas em estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz.
Hiperplasia de próstata
Sinais e sintomas
Os principais sintomas da hiperplasia benigna da próstata (HPB) incluem:
- Dificuldade em iniciar a micção;
- Fluxo urinário fraco ou interrompido;
- Necessidade de urinar com mais frequência, especialmente à noite (noctúria);
- Sensação de que a bexiga não está completamente vazia após urinar;
- Urgência súbita para urinar;
- Gotejamento no final da micção;
- Esforço para urinar.
Outros sinais desta condição incluem: retenção urinária (paciente não consegue urinar e está com uma sonda), pedras na bexiga, prostatites (infecções) de repetição, dilatação renal, insuficiência renal, hematúria (sangramento) persistente.
Tratamentos para Hiperplasia de Próstata
Tratamento medicamentoso
O tratamento medicamentoso da hiperplasia prostática benigna (HPB) envolve o uso de medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas e a reduzir o tamanho da próstata. Os principais medicamentos incluem os alfa-bloqueadores, que relaxam os músculos da próstata e da bexiga, facilitando a passagem da urina, e os inibidores da 5-alfa-redutase, que diminuem o tamanho da próstata ao bloquear a produção hormonal que causa o crescimento da glândula. Alguns pacientes podem ser tratados com uma combinação desses medicamentos para obter melhores resultados (no geral, recomendado para próstata acima de 40 g). O tratamento medicamentoso é geralmente indicado para homens com sintomas leves a moderados e pode ajudar a evitar ou adiar a necessidade de cirurgia.
Tratamentos minimamente invasivos
Se houver falha no tratamento medicamentoso, efeitos adversos dos mesmos, alguma complicação da doença ( insuficiência renal, cálculos de bexiga, hematúria persistente, retenção urinária, está indicado tratamento invasivo da próstata. Dividimos o tratamento da próstata inicialmente pelo tamanho da glândula apresentado nos exames.
Para próstata menores que 80 gramas:
- RTU de próstata (mono ou bipolar, a famosa "raspagem")
- Green Light
- Holep
- Técnicas MIST ( Minimamente Invasivas para Sintomas do Trato Urinário Inferior, em inglês) - REZUM e ITIND são as disponíveis atualmente no Brasil.
Para próstatas maiores que 80 gramas:
- Cirurgia aberta convencional,
- Videolaparoscopia
- HOLEP
- Cirurgia robótica.
Para as técnicas robóticas e Holep, temos a seção de
procedimentos minimamente invasivos.
SOBRE O MÉDICO
Dr. Gilberto Vianna
Como especialista em urologia e andrologia, dedico-me a oferecer um atendimento personalizado e humanizado. Minhas consultas são conduzidas com total discrição e foco nas necessidades individuais de cada paciente. Entendo que questões urológicas, podem ser sensíveis e impactar profundamente a qualidade de vida. Por isso, garanto um ambiente seguro e acolhedor, onde suas preocupações são ouvidas e respeitadas.
Durante a consulta, cada detalhe das suas queixas é abordado com cuidado e atenção. Valorizo a decisão compartilhada, permitindo que você tenha voz ativa no seu tratamento. Minha abordagem é integral, considerando todos os aspectos emocionais e sociais do seu bem-estar. Desde o diagnóstico até o tratamento, meu compromisso é oferecer orientação completa e suporte contínuo, garantindo que cada passo seja claro e confortável para você.